Estilo de Vida

Inteligente e nojento: A NASA usa este engenhoso sistema para reciclar 98% da urina e suor dos astronautas

Estes líquidos são transformados em água que outros astronautas utilizam posteriormente.

Los astronautas saudíes Ali al-Qarni (segundo de la izq) y Rayyanah Barnawi (segunda de la der) junto con dos cosmonautas en la Estación Espacial Internacional el 22 de mayo de 2023. Foto tomada de la NASA TV. (NASA TV via AP) AP (AP)

A Estação Espacial Internacional tem sido o lar de muitos astronautas que foram à órbita da Terra para realizar experimentos científicos para a NASA e outras agências de astronomia internacionais. Um deles é explorar o comportamento dos recursos naturais na microgravidade, portanto, o tema da hidratação é um ponto importante.

ANÚNCIO

Uma notícia do portal Engadget destaca uma explicação de como a NASA aproveita todos os recursos da Estação Espacial Internacional (ISS, pela sigla em inglês) ao máximo e sem desperdiçar nem uma gota de nada.

Além disso, eles consideram que é um marco tecnológico, pois poderia se tornar um elemento fundamental em missões tripuladas e estendidas para a Lua ou Marte. E por mais nojento que pareça, a realidade é que não é mais do que um processo semelhante ao que ocorre na Terra, mas no espaço.

A NASA implementou algo chamado Sistema de Suporte de Vida e Controle Ambiental da Estação Espacial Internacional (ECLSS). Através deste processo, eles estão reciclando 98% de toda a água que os astronautas têm na ISS.

Através de um sistema chamado desumidificadores avançados, eles são capazes de capturar a umidade que a tripulação da estação respira e sua enquanto trabalham.

Eles fazem o mesmo com a urina, em um sistema que eles chamam de Montagem do Processador de Urina. Com isso, eles recuperam o que é solto no vácuo e, depois de um mecanismo de destilação, são capazes de produzir água, pois nos componentes soltos pelos astronautas há muita H2O que pode ser recuperada.

"Esta é uma grande etapa na evolução dos sistemas de suporte de vida. Digamos que você coletou 100 libras de água na estação. Você perde duas libras disso e o outro 98% continua girando e girando. Mantê-lo funcionando é uma realização bastante impressionante", disse Christopher Brown da NASA.

ANÚNCIO

Não é nojento?

Se é isso que te preocupa, os cientistas dizem que o que eles estão fazendo na Estação Espacial Internacional é o mesmo que eles fazem com a água potável da Terra, apenas o processo é registrado no espaço.

“O processamento é basicamente similar a alguns sistemas de distribuição de água terrestres, mas é realizado em microgravidade. A tripulação não está bebendo urina; eles estão bebendo água que foi recuperada, filtrada e limpa de tal forma que é mais limpa do que a que bebemos aqui na Terra”, explicou Jill Williamson, gerente de subsistemas de água ECLSS da NASA.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias