Quando você se depara com uma pessoa fora de um relacionamento e decide ajudá-la com conselhos, há de se tomar cuidado para não comprometer sua experiência. Embora você tenha a melhor das intenções, nem sempre soa positivo.
“Às vezes, a parte mais difícil de ser solteiro pode ser o conselho bem intencionado de amigos e entes queridos que podem fazer com que questionem as tuas decisões e experimentem dúvidas de si próprio. Embora seja ótimo ter apoio extra quando se está a namorar, é útil falar contigo mesmo antes de levar este conselho a peito e refletir se é aplicável à tua situação”, explica a psicóloga Roxy Zarrabi, ao Psychology Today.
Embora cada pessoa solteira conte com sua experiência exclusiva e única, há alguns aspectos gerais que são comuns para diversos casos. Extraídos da mesma fonte, abaixo você confere os exemplos da especialista.
Leia mais:
Jamais diga estas 6 coisas a uma pessoa solteira, pois detestam escutar
- “Pare de ser tão exigente”: Embora as pessoas digam que você está só por ser “exigente demais”, é importante ter alguns padrões sobre parceiros que carregam os mesmos valores que os seus. Claro que não dá para sonhar com relações irrealistas, mas é importante estabelecer alguns princípios.
- Conhecimento prévio: Se você entra em uma relação assumindo que já sabe tudo sobre a pessoa e, isso pode impedi-lo de criar uma conexão ainda maior, pois estará limitado. Há casos em que a intimidade e a atração podem crescer com o tempo.
- “Se você não sentiu faíscas no primeiro encontro, não é ele”: É perigoso achar que se não houve faíscas no primeiro contato, significa que ele não é a pessoa certa. Atração e intimidade levam tempo para crescer, isso não necessariamente ocorre no contato inicial.
- “Acontecerá quando você menos esperar”: Embora seja um bordão otimista, saiba que seu parceiro não cairá do céu. Embora possa ocorrer inesperadamente, também pode acontecer se você tomar uma iniciativa e abrir seu coração.
- “Você não pode amar alguém enquanto não amar a si próprio”: Embora seja necessário que você não dependa de alguém para se amar e ser feliz, estar com alguém e trabalhar nessa área mutuamente pode ser uma experiência positiva. Demonstrações de afeto por outra pessoa acaba influenciando na melhora de sua visão por si mesmo, embora não substitua o autoconhecimento.
- “Pessoas podem mudar se você der uma chance”: “Começar um relacionamento com a esperança de que alguém mude é como aceitar migalhas e esperar uma refeição que nunca chega”, explica a psicóloga. Você não deve ser responsável pela mudança de ninguém.