É completamente necessário investir na saúde do relacionamento amoroso, haja vista a expectativa de construir uma vida inteira ao lado da pessoa amada. Ainda que não seja garantia viver com o parceiro para sempre, a dinâmica atual precisa ser saudável até mesmo para evitar traumas e marcas ruins.
Enquanto se está em um compromisso amoroso, é importante prestar atenção aos sinais que indicam frieza. Diversos casais acabam empurrando o relacionamento com a barriga, justamente por terem se acostumado com a rotina. No entanto, não percebem o quão fragilizados estão.
Dado esse contexto, podem ocorrer brigas por coisas bobas, irritações desnecessárias e até mesmo comportamentos abusivos e de controle. Quando o objetivo de estar com alguém por amor vai embora, isso acaba dando espaço para outros tipos de tratativas nada positivas.
“Muitas pessoas assumem que um relacionamento bem-sucedido é algo que acontece por si só. Eles podem ter a ideia de que algumas pessoas ‘simplesmente clicam’ e que quanto mais esforço alguém tem que colocar em seu relacionamento, menos provável é que a parceria funcione. Mas a verdade é que todos os relacionamentos dão trabalho e devemos sempre nos esforçar para sermos melhores parceiros”, explica o psicólogo e pós-doutor Mark Travers ao Psychology Today.
Leia mais:
É necessário ter em mente que sempre é possível recomeçar por meio de uma página virada. Se o seu relacionamento ainda faz sentido a você e ao parceiro, corrija imediatamente as ações que promovem o distanciamento e frieza entre os dois.
Extraído da mesma fonte, abaixo você confere os quatro caminhos para deixar sua relação ainda mais consistente.
4 hábitos certeiros para deixar sua relação com o parceiro mais forte
- Seja gentil e atencioso. Não seja uma pessoa crítica o tempo inteiro.
- Aprecie as coisas ao invés de desdenhar de tudo. Preste atenção nos lados positivos e saiba reconhecê-los.
- Ao contrário de sempre ficar na defensiva, saiba assumir as responsabilidades atribuídas a você.
- Saiba se controlar e se acalmar, ao invés de ignorar ou se retrair emocionalmente.