É muito natural que o avanço da tecnologia surja como uma ameaça para as pessoas em seus postos de trabalho. Isso aconteceu ao longo da história com a criação de cada dispositivo que revolucionou alguma indústria. A Inteligência Artificial (IA) é essa invenção a que muitos temem em nossa era.
ANÚNCIO
É compreensível o que acabamos de dizer pelo impressionante desempenho de muitos mecanismos de aprendizagem automática. Portanto, é hora de conhecer algumas características para evitarmos ser substituídos por um robô ou máquina no nosso trabalho.
Primeiro, explicamos que não há motivos para se alarmar; apenas estar preparado para se reinventar e tudo vai ficar bem. Estatísticas exatas do Fórum Econômico Mundial dizem que a automação substituirá cerca de 800 milhões de empregos em todo o planeta.
Pode soar desesperador, mas a mesma tecnologia gerará até 970 milhões de novos empregos. Sabemos que há pessoas resistentes às novas tendências e isso, claramente, terá um impacto. No entanto, isso não será drástico para a população mundial.
O que fazer para não ser substituído por uma inteligência artificial?
O Diário Expansão explica em uma avaliação do seu site que os trabalhos que têm maior tendência a serem substituídos são os rotineiros. Aqueles que precisam fazer exatamente a mesma coisa durante as oito horas de um turno para gerar produção.
Isso se aplica principalmente às fábricas, trabalhos como contabilidade, carregamento de dados e até motoristas de carros para entregas ou transporte de pessoas.
Então, o que você deve fazer é evitar a rotina nas suas atividades e adicionar três características que a Inteligência Artificial não pode imitar: personalidade, intuição e vocação. Além disso, você pode melhorar as relações interpessoais com os seus chefes, pois é outro elemento impossível de se desenvolver para uma máquina.