Estando ou não em um relacionamento amoroso, é muito importante ajustar os comportamentos com o parceiro, haja vista o estágio em que se encontram. É muito comum que a rotina torne certos companheiros em pessoas tóxicas, hostis e amargas sem que percebam. É necessário prestar atenção para não ser tarde demais.
“Sentir-se emocionalmente amargo refere-se a sentimentos de tristeza e raiva, especialmente raiva acumulada ao longo do tempo. Como o sentimento de amargura envolve uma mistura de emoções, muitas vezes pode ser difícil identificá-lo e expressá-lo em termos simples”, define o especialista e doutor Seth Meyers ao Psychology Today.
Em muitos casos, sempre apontamos o porquê o outro é problemático. De fato, é importante observar seus comportamentos e não aceitar certas atitudes. Mas já parou para refletir que o problema pode estar em você?
Extraído da mesma fonte, abaixo você confere as três provas de que está se tornando hostil e tóxico.
1 – Qualquer coisa te irrita
“Uma maneira simples de medir seu próprio humor é pensar nos últimos dias e se perguntar, em uma escala de 1 a 10, como você se sentiu satisfeito e positivo, em média, a cada dia. Se você está sendo honesto consigo mesmo e seus números médios são baixos, isso é um sinal claro”, explica Meyers.
Você também pode avaliar a si mesmo e pensar se nos últimos dias teve alguma experiência negativa em alguns de seus relacionamentos.
Leia mais:
2 – Você costuma não se sentir apreciado ou compreendido por ninguém
“Embora os relacionamentos sejam fontes de apoio, encorajamento e abertura, a pessoa amarga passa a sentir que os relacionamentos são frustrantes e insatisfatórios. Indivíduos amargos perderam a fé e a confiança nas pessoas próximas a eles, dizendo a si mesmos que os relacionamentos não valem a pena, porque ninguém se importa o suficiente com eles”, define Meyers.
Para medir seu nível de amargura, o especialista recomenda uma escala de 0 a 10 em como você se sente em relação ao parceiro – ou outras pessoas de seu ciclo – te apreciar ou não.
3 – Para você a felicidade é impossível de ser alcançada
“Quando você considera a infelicidade, pode primeiro associá-la à depressão. É verdade que a depressão inclui sentir-se infeliz, mas muitas vezes os indivíduos que se sentem infelizes na verdade se sentem mais zangados ou amargos do que deprimidos. A amargura não é apenas uma mistura de tristeza e raiva, mas também um acúmulo de decepções nas várias partes da vida de uma pessoa ao longo do tempo”, diz o especialista.