Quando a conexão entre um casal quase não conta com vulnerabilidade, haja vista a falta de alcance mútuo em tópicos sentimentais, pode-se dizer que há algo de errado. Se o comportamento é manifestado por seu parceiro, talvez ele seja uma pessoa emocionalmente indisponível, haja vista seu bloqueio.
Tal característica acaba sendo um perigo, haja vista os problemas complexos serem colocados na caixinha do “isso não é importante”. Uma pessoa que se mostra rasa quando é necessário ter profundidade, se mostra completamente alguém emocionalmente indisponível.
Para identificar se seu parceiro costuma ser dessa forma, há alguns caminhos. Ao identificá-los, é importante tomar ciência de que dificilmente uma relação sólida e madura caso não haja mudança.
Leia mais:
Experiência com o tempo
A fim de descobrir um parceiro emocional, é importante ter um repertório de vivência ao seu lado. Com o tempo será mais fácil identificar tais tipos de comportamentos.
De acordo com a terapeuta Imi Lo, ao portal Psychology Today, é preciso comunicar suas necessidades e desejos ao parceiro, sem atacá-lo ou adotar uma postura de exigência.
“Muitas vezes é difícil identificar se alguém está emocionalmente indisponível, especialmente nos estágios iniciais de um relacionamento. Eles podem ser charmosos e envolventes e fazer você se sentir comprometido. Mas conforme o tempo passa e o relacionamento se aprofunda, você pode se sentir sozinho e insatisfeito e sem saber por quê.”
Extraído da mesma fonte, abaixo você confere os caminhos para identificar.
3 provas de que seu parceiro possui bloqueio emocional e você não notou
Preste atenção nestes 3 tipos de parceiros emocionalmente INDISPONÍVEIS:
O bobo da corte: Assim que você revela suas emoções que ele não consegue lidar, seu parceiro converte a situação em uma piada ou a banaliza.
O consertador: Quando você está bravo, ao invés de te ouvir, ele começa a sugerir como resolver o problema.
O conselheiro: Seu parceiro costuma se enxergar como o maduro da história. Contudo, há um limite na profundidade de seu cuidado e compreensão, eles podem ser humilhantes e condescendentes às vezes.