Em que lugar você guarda remédios? Essa parece uma pergunta muito simples, mais saiba que você pode estar guardando no lugar errado esse tempo todo.
ANÚNCIO
A discussão foi levantada pelo apresentador global Fábio Porchat no início deste mês no X (Twitter) e rendeu quase dois mil comentários.
Aparentemente, os brasileiros se dividem entre dois ambiente: banheiro e cozinha, contudo, ambos os locais não são indicados.
Segundo Daniel Tenório, membro do Grupo de Trabalho sobre Farmácia Comunitária do Conselho Federal de Farmácia, cada local tem sua problemática.
O banheiro deve ser evitado devido à umidade e às bactérias. Já a cozinha é quente, com muita fonte de calor.
“No banheiro, uma questão que afeta muito o produto é a umidade. Além disso, tem os microrganismos, os micróbios, as sujeiras”, explica o especialista ao g1.
Ele completa apontando os pontos negativos da cozinha.
ANÚNCIO
LEIA TAMBÉM: Como ter o melhor sexo da sua vida em apenas 15 minutos
“A cozinha é um ambiente onde geralmente é um pouco mais quente. Vai ter um fogo ligado, um forno ligado, aparelhos que emitem ondas, como micro-ondas. As pessoas também colocam em cima da geladeira, que é um local que esquenta. E isso pode acabar degradando, estragando o produto por causa do calor excessivo que ele não foi fabricado para aguentar”.
Qual seria o correto?
Na verdade, o correto é não armazenar medicamentos que sobram pós algum tipo de tratamento.
Guardar medicamentos que não serão mais utilizados pode causar intoxicação devido a automedicação ou trazer problemas caso alguma criança confunda os comprimidos com balas ou algum animal de estimação acabe engolindo o remédio.
E os remédios emergenciais?
Para queles remédios guardados para emergências, como analgésicos e antitérmicos, o correto é mantê-los dentro da embalagem original, para identificar a data de validade.
Para pomadas e cremes, fique atento às temperaturas que o item suporta e se é necessário o armazenamento na geladeira.
Caso não haja esse tipo de observação, mantenha a medicação longe do sol e em local fresco e arejado.
“A orientação que a gente dá como profissional de saúde é que as pessoas sempre que precisarem utilizar, ou mesmo aqueles que ela já tem hábito de utilizar corretamente, que ela busque esse orientação do profissional na farmácia.”
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS:
⋅ Relacionamento: 10 emoções positivas que nos fazem ser pessoas melhores
⋅ Bruce Willis enfrenta declínio na saúde e dificuldades de fala
⋅ SBT condenado em R$ 40 mil por comentário machista de Silvio Santos ao vivo