Conhecido como Pai dos Monges, São Bento é uma das figuras de maior relevância na Igreja Católica. Após sua morte, sua fama de santo milagreiro se espalhou levando a sua canonização e a popularização de sua palavra. No entanto, um dos maiores símbolos de São Bento está ligado à luta contra o sobrenatural, em especial os demônios.
A medalha de São Bento é o símbolo mais popular de fé deste santo, sendo aprovada pelo papa Bento XIV, em 1742, como um item Sacramental. Composta por duas faces, a medalha de São Bento conta com uma imagem do santo segurando uma cruz em sua frente e em seu verso uma série de letras que representam uma poderosa oração inscrita em latim.
Com o foco em espantar os demônios, a medalha de São Bento carrega a visão do santo sobre o sinal da cruz: para ele este sinal simbolizava a vitória contra o mal e a morte.
A misteriosa inscrição da Medalha de São Bento
Ela deve ser utilizada também como uma forma de relembrar da intercessão contínua de São Bento sobre todos os fiéis.
Leia também: Aprenda a poderosa oração de São Jorge para afastar a inveja
Mas afinal, o que significam as letras gravadas na medalha de São Bento?
Segundo a publicação, primeiro deve-se analisar as letras colocadas entre as hastes da cruz, “C S P B”, sendo seguidas pelas inscrições feitas nas hastes da cruz na vertical “C S S M L”, e na horizontal “N D S M D”. Em seguida, passamos a inscrição ao redor da medalha, que apresenta o nome de Jesus, IHS (Iesus Hominum Soter – Jesus Salvador dos Homens), seguido por outras letras em sentido horário, “V.R.S.N.S.M.V.S.M.Q.L.I.V.B”.
As letras em questão formam os seguintes dizeres em Latim:
“Crux Sancti Patris Benedicti
Cruz Sacra Sit Mihi Lux
Non Draco Sit Mihi Dux
Vade reto Satana; nunquam suade mihi vana:
Sunt Mala quae libas; ipse venena bibas”.
Em português, a inscrição da medalha pode ser traduzida como:
“Cruz do Santo Padre Bento
A Cruz Sagrada seja minha luz
Não seja o dragão o meu guia.
Retira-te, Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs,
É mau o que tu me ofereces: bebe tu mesmo teus venenos”.