Técnicas de manipulação são muito frequentes quando um parceiro abusivo decide protagonizar o relacionamento. Assim, todas as ações que acontecem no meio da dupla são regidas por ele, conforme suas vontades e de forma egoísta. Em casos parecidos, o ‘gaslighting’ acaba se tornando a chave de seu comportamento
ANÚNCIO
“Gaslighting nem sempre é óbvio e muitas vezes manifesta-se de formas secretas e difíceis de detectar. Compreender os efeitos e a dinâmica típica envolvida pode ajudá-lo a permanecer conectado com o seu senso de autoestima, tornando menos provável que alguém possa usar gaslighting como uma forma de manipulação ou abuso emocional contra si”, explica a terapeuta Amelia Kelley, ao portal Psychology Today.
Não pense que tal comportamento ocorre de maneira clara e aberta. Pelo contrário, o controle e a manipulação chegam de modo sutil e, aparentemente, inofensivo. Quando a vítima compra esse pacote, as coisas começam a desandar.
É importante buscar ajuda profissional de psicólogos e terapeutas, além de uma rede de apoio familiar e amigos para poder recorrer. Abaixo você confere alguns passos de prevenção, de acordo com a terapeuta Amelia Kelley. Jamais aceite ações de seu parceiro semelhantes às exemplificadas, a fim de preservar sua felicidade.
Leia mais:
Lista de cinco atitudes para lidar com parceiros manipuladores e abusivos
- Identifique o manipulador com práticas de gaslighting. Preste atenção aos sentimentos de dúvida, perda de controle ou tendência a pedir desculpas demais.
- Crie espaço. Envolva-se em atividades externas, pratique a atenção plena e passe tempo com amigos e familiares.
- Reúna provas. Documente a iluminação a gás para ajudar a fundamentar seu senso de realidade e tomar melhores decisões.
- Envolva uma pessoa de apoio. Compartilhe suas experiências com uma perspectiva externa.
- Envolva-se regularmente no autocuidado. As técnicas incluem conversa interna compassiva, registro em diário, trabalho de respiração e muito mais.