Relacionamentos com cargas de manipulação e controle jamais devem ser aceitas. É importante se atentar para parceiros protagonistas de tais atitudes. O ‘gaslighting’, ação relacionada ao abuso psicológico utilizada por pessoas tóxicas, como aponta a psicóloga Melanie Greenberg ao Psychology Today, afeta a saúde mental em peso.
ANÚNCIO
“É uma técnica às vezes usada por narcisistas, pessoas com transtorno de personalidade antissocial, assediadores sexuais, vigaristas, políticos, racistas, líderes de cultos, chefes tóxicos, perpetuadores de violência doméstica, estupradores e cônjuges trapaceiros ou abusivos”, diz.
Segundo a mesma fonte, confira as cinco provas (gaslighting) de que seu parceiro é uma pessoa manipuladora.
1 – Mentira pós verdade revelada
Seu parceiro insiste na mentira, mesmo que você já saiba de toda a verdade. Pessoas com tais comportamentos são astutas e dissimuladas, sem a capacidade de dar o braço a torcer.
“Um parceiro que está traindo pode negar a traição mesmo depois de ver mensagens de texto incriminatórias em seu telefone. Os gaslighters também podem alegar que “não se lembram” de fazer coisas que você os viu fazer ou que a situação da qual você está falando não aconteceu”, exemplifica a psicóloga.
2 – Revertendo a culpa
Pela falta de caráter, pessoas manipuladoras abusivas podem acabar te culpando por algo que eles mesmos fazem. São capazes de projetar em você uma inverdade do que eles realmente são. Melanie explica:
“Os gaslighters usam uma defesa chamada ‘projeção’. A projeção envolve negar uma qualidade negativa em si mesmo ao vê-la em outra pessoa, mesmo quando ela não está realmente presente. Projetar significa que você pode continuar a se sentir como uma vítima inocente. Pode ser uma forma de contornar uma consciência culpada.”
ANÚNCIO
3 – Defesa com acusações
“Os gaslighters afirmam repetidamente que não têm nenhum problema, é tudo você. Eles impugnam sua saúde mental, acusando-o de ser muito sensível e exagerar quando você tenta falar sobre como eles estão tratando você”, afirma a psicóloga.
Leia mais:
4 – Ele usa suas fragilidades contra você
Suas inseguranças, atitudes e características pessoas podem ser um prato cheio ao ‘gaslighter’.
“Eles podem humilhá-lo em público, zombar de você e depois alegar que estão “apenas brincando”. Eles podem dar elogios indiretos ou fazer comentários sarcásticos sobre sua paternidade, desempenho, competência ou inteligência”, diz a especialista.
5 – Reversão de situação
Assim que perceber uma falha por parte dele e pontuá-la, ele sempre vai tentar provar que o erro está em você, e não nele.
“Quando você confronta os gaslighters sobre o comportamento deles, eles geralmente mudam de assunto ou contra-atacam, dizendo que é tudo culpa sua ou que é você quem tem o problema. Eles podem dizer que você os fez agir daquela maneira porque você os irritou”, afirma Melanie.