Estilo de Vida

Relacionamento: cacto ou samambaia? Descubra qual destes 12 é seu padrão na relação com o parceiro

A comunicação é a chave para não cair nos conflitos!

rep
Relacionamento: cacto ou samambaia? Descubra qual destes 12 é seu padrão na relação com o parceiro (Reprodução/DC Studios)

Relacionamentos amorosos contam com diversos padrões em suas dinâmicas, desde características boas até as ruins. Apesar de cada experiência ser consagrada como “única”, muitas se assemelham por suas formas de convivência, criando um padrão de identificação.

ANÚNCIO

“Todos os relacionamentos têm pontos problemáticos que, quando desencadeados, criam conflitos. Em seu próprio relacionamento, você pode estar ciente dessas áreas, embora não tenha tentado categorizá-las formalmente”, explica a doutora e psicóloga Susan Krauss Whitbourne, ao portal Psychology Today.

“Talvez um de vocês queira saber onde o outro parceiro está o tempo todo, enquanto o outro prefere ficar fora de todas as redes, inclusive a sua. Os aplicativos para smartphones que tornam isso possível tornaram-se agora uma área de discórdia”, complementa.

Leia mais:

Extraído da mesma fonte, abaixo você confere os padrões presentes nos relacionamentos e suas reações opostas.

Cacto ou samambaia? Descubra qual destes 12 é seu padrão na relação com o parceiro?

  1. Cacto/samambaia: enquanto um busca rastrear todos os passos do parceiro, o outro não abre mão da privacidade.
  2. Introvertido/extrovertido: um parceiro pode preferir a solidão para recarregar suas energias. Por outro lado, seu companheiro pode precisar estar rodeado de pessoas.
  3. Aproximação/afastamento: está relacionado à busca de conectar-se com o parceiro pela necessidade, mas existe o desafio do outro lado de se sentir sobrecarregado, podendo causar conflitos.
  4. Emocional/lógico: um parceiro age com base em seus sentimentos, enquanto o outro procura ser mais racional.
  5. Criticar/defender: enquanto um costuma acusar e criticar, acaba criando mecanismos de defesa sob o outro que busca se legitimar.
  6. Evitação mútua: isso acontece quando ambos evitam falar e resolver seus próprios problemas, a fim de evitar conflitos.
  7. Culpa mútua: a dupla costuma acusar um ao outro, a fim de criar culpa.
  8. Montanhas/montículos: enquanto um parceiro maximiza os problemas da relação, o outro acredita não ser tão grande assim e os minimiza.
  9. Gastador/poupador: há quem gaste mais dinheiro e quem é mais controlado financeiramente.
  10. Professor/aluno: isso acontece quando um instrui mais que o outro. Pode ser um problema quando quem costuma ser instruído não “quer” ser ensinado.
  11. Sonhador/realista: enquanto um anda com a “cabeça nas nuvens”, o outro procura ser mais lógico em relação ao seu cenário.
  12. Convencional/não convencional: apesar de um gostar da rotina, o outro sempre busca novidades.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias