Estilo de Vida

O que é a perimenopausa com a qual toda mulher acima de 35 anos deve ficar atenta

Neste processo, são apresentados sintomas claros de menopausa, embora os exames não pareçam indicar que estejam tão próximos

Perimenopausia y sus síntomas
Perimenopausa e seus sintomas Freepik (Freepik)

Ao longo da vida, a mulher passa por processos e mudanças importantes em seu corpo, começando pela menarca, seguida pela gravidez, em que vive uma transformação significativa. Por fim, ela enfrenta a menopausa, por volta dos 50 anos, destacando que, durante todo esse tempo, lida com os altos e baixos gerados pelo ciclo menstrual a cada mês.

ANÚNCIO

Muitas pessoas conhecem a respeito da menopausa, mas na realidade pouco se fala sobre a perimenopausa. De acordo com o portal de saúde, Mayo Clinic, "refere-se ao período durante o qual o corpo passa pela transição natural para a menopausa, marcando o fim dos anos reprodutivos. A perimenopausa também é chamada de transição menopáusica".

Não há uma idade específica em que começa, pois cada corpo é diferente e segue seu próprio ritmo. No entanto, algumas começam a sentir os sinais aos 30 anos, embora o mais comum seja perto dos 40 anos.

"A mulher média começará (este processo) por volta dos 47 anos e terminará aos 51, mas pode começar muito antes", explica Nanette Santoro, professora de obstetrícia e ginecologia da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, que pesquisa os sintomas da perimenopausa e menopausa para a BBC Mundo.

"Na minha prática clínica, tenho visto mulheres de 30 ou 40 anos que apresentam sintomas claros de menopausa, embora exames objetivos (contagem de óvulos, etc.) não pareçam indicar que estão tão próximas", acrescentou. Tudo isso ocorre porque a principal hormona feminina, o estrogênio, flutua, o que resulta em ciclos menstruais irregulares, inclusive nos quais os ovários não liberam um óvulo.

Como saber se estou na perimenopausa

1. Menstruações irregulares

É possível que a menstruação não seja mais como você a experimentou ao longo dos anos, pois os ciclos podem se alongar ou encurtar, e o sangramento pode ser mais ou menos abundante.

ANÚNCIO

2. Secura vaginal

De acordo com o que Paula Briggs, especialista em saúde sexual, explicou à BBC Mundo, isso é "sofrido por 80% das mulheres" e causa dor durante as relações sexuais.

3. Afrontamentos

Assim como durante a menopausa, às vezes, pode-se experimentar um repentino calorão, que não passa mesmo em espaços com temperaturas baixas e que dura muito pouco.

4. Infertilidade

Há algumas meninas que menstruam, mas os ovários não liberam o óvulo, então não é possível conceber.

5. Perda de densidade óssea

O corpo perde massa óssea mais rapidamente do que a recupera, o que aumenta o risco de osteoporose.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias