É temido por todos e gera em cada pessoa um sentimento de preocupação e angústia que nos leva a tomar precauções, a fugir dos problemas ou simplesmente a evitar o que quer que aconteça. É Mercúrio retrógrado e ocorre quatro vezes por ano. Em 5 de agosto, chegará para deixar muita coisa de cabeça para baixo.
Segundo os astrônomos, é um evento que ocorre quando, da perspectiva terrestre, parece que o planeta mais próximo do Sol começa a se mover para trás em sua órbita.
Clique aqui para seguir notícias sobre horóscopos, signos, numerologia e tarot no seu WhatsApp
Os sábios na Antiguidade notaram que os planetas apresentavam uma leve variação em seu movimento regular, de oeste para leste, mudando de direção em certos intervalos de tempo. Mercúrio era um dos mais visíveis, por isso acreditava-se que quando este planeta estava retrógrado, ocorriam calamidades, inconvenientes e desastres.
Atualmente, sabe-se que isso é uma ilusão de ótica e que o planeta não está realmente retrocedendo em sua trajetória. Os especialistas explicam que o que acontece é que Mercúrio se afasta do Sol em uma distância visual (ou elongação) de cerca de 28 graus.
A elongação ocorre quando Mercúrio está posicionado a oeste do Sol, o que coincide com o momento em que a Terra e Mercúrio estão mais próximos, então dá a impressão de que o planeta mudou de sentido em sua órbita.
A astrologia e o efeito da impulsividade
Com relação à astrologia, durante as três semanas em que Mercúrio está retrógrado, acredita-se que há uma influência direta na comunicação, viagens, tecnologia, pensamentos e na forma como as pessoas expressam suas ideias e emoções.

