Apesar de carregar o prefixo de “perfeito”, o perfeccionismo é um comportamento que, em diversos casos, acaba sendo prejudicial, levando a um fim nada positivo. Aderir tais atitudes pode acarretar em consequências nas relações inter e intrapessoais.
A jornada do autoconhecimento é uma ótima opção para amenizar os efeitos contrários gerados pelo perfeccionismo, além de aprender a se conhecer de um modo mais aprofundado.
A fim de tratar dessa questão, a melhor solução está na busca de profissionais na área da saúde mental, bem como terapeutas e psicólogos. Assim você contará com um atendimento preciso e direcionado.
Em um artigo publicado no portal Psychology Today, o psiquiatra Dimitrios Tsatiris explica como reconhecer quando o perfeccionismo se torna um problema.
Leia mais:
“O perfeccionismo é uma forma brutal de viver a vida. Está associado à depressão e ansiedade. Não ter margem para erro é uma forma tributária de viver a vida que, em última análise, sufoca o crescimento pessoal”, explica o especialista em seu artigo.
5 sinais de que você é perfeccionista e isso está atrapalhando seus relacionamentos
Extraído da mesma fonte, aqui você verá os cinco sinais mais marcantes que acusam uma pessoa de ser perfeccionista ao extremo.
Caso se identifique com a lista, reveja seu quadro e decida até que ponto ele é prejudicial para sua rotina. É importante não negligenciar sua saúde mental para não cair na autossabotagem.
- Você recusa ajuda mesmo quando está muito disperso e sobrecarregado.
- Você é hipercrítico consigo mesmo e com os outros e tende a se fixar nas menores falhas.
- As tarefas podem demorar para começar e muitas vezes levar muito tempo para serem concluídas.
- Você pode ter dificuldade para tomar decisões porque está muito focado em encontrar a solução perfeita.
- Você apenas percebe as imperfeições e fica constantemente insatisfeito.