Diferente do que se pode pensar por aí, a autoestima não está só ligada ao modo em que você se enxerga fisicamente perante à sociedade. Além de aspectos físicos e de aparência, existem outras áreas envolvendo a autoconfiança, especialmente no comportamento e influência.
Caso te falte ser mais seguro de si e confiante, existem algumas técnicas capazes de impulsionar tal objetivo. De acordo com a psicoterapeuta Amy Morin, em um artigo ao portal Psychology Today, certas posições no cotidiano exigem o senso de confiança.
“É preciso confiança para se apresentar a novas pessoas num evento, candidatar-se a uma promoção ou ir ao ginásio pela primeira vez. Mas não tens de esperar até te sentires completamente confiante para fazer essas coisas. Em vez disso, você pode tomar medidas para criar confiança, e fazê-lo pode melhorar sua vida”, escreveu a psicoterapeuta
“A confiança é um componente chave para crescer mentalmente mais forte. Aumentar a autoconfiança nos torna mais bem sucedidos, melhora a nossa saúde e aumenta a nossa felicidade. Felizmente, várias estratégias podem ajudá-lo a começar a sentir-se mais confiante”, completou a especialista.
Leia mais:
6 maneiras comprovadas de ser uma pessoa mais confiante e segura de si
Extraído da mesma fonte, abaixo você confere dicas de como ser mais seguro de si e manifestar autoconfiança. Desta forma, seus relacionamentos interpessoais serão facilitados no dia a dia.
- Pare de se comparar com os outros. Não avalie seu valor por meio de outras pessoas.
- Crie limites. Decidir o que você vai ou não tolerar proporciona uma sensação de controle.
- Cuide do seu corpo. Isso inclui exercícios, alimentação saudável e bastante sono.
- Passe tempo com pessoas positivas - aquelas que apoiam os outros e os incentivam.
- Reformule sua conversa interna negativa. Conversas internas gentis consigo mesmo ajudam a superar a dúvida sobre si mesmo.
- Aja como se você se sentisse confiante. Às vezes, mudar seu comportamento muda seus sentimentos.