Estilo de Vida

Aprenda uma forma de melhorar seu humor e reduzir a ansiedade

É impossível eliminar todo o estresse, mas você pode aprender a controlá-lo

Quais são os sintomas de ansiedade?
sintomas-de-ansiedade-1024x683.jpg Istockphoto

Embora seja impossível eliminar todo o estresse, a ciência mostra que é possível aprender a administrá-lo melhor. Judith Moskowitz, psicóloga pesquisadora da Faculdade de Medicina Feinberg da Northwestern University, pesquisa há quase 20 anos as oito habilidades e práticas que podem diminuir a ansiedade e aumentar as emoções positivas.

ANÚNCIO

“É possível ensinar as pessoas a terem emoções positivas, mesmo quando as coisas parecem bastante sombrias”, diz Moskowitz.

Dicas para reduzir a ansiedade

Ela documentou isso em seus estudos sobre pessoas que passam por situações difíceis, como cuidar de um cônjuge com demência ou conviver com câncer de mama em estágio 4 e outros problemas de saúde.

Eventos positivos

Tendemos a nos concentrar no negativo. Então tente isto: hoje concentre sua atenção em algo bom. Pode ser o paraíso, um pedaço de fruta ou ligar para um amigo. Moskowitz adora café e demora para tomá-lo.

Saborear

O evento que você escolheu curtir, vá com calma. Saboreie o café ou curta uma foto que lhe traga lindos pensamentos.

ANÚNCIO

“Pense nisso como receber outra dose de emoção positiva”, diz Moskowitz.

Gratidão

Embora pareça óbvio, muitos esquecem.

O especialista recomenda se perguntar: se eu tivesse uma lista de todas as coisas pelas quais sou grato, ela seria longa? Pense em todas as pessoas, eventos e experiências que lhe trazem alegria.

Respirando

É um atalho para se livrar da desordem em sua mente. Para experimentar: Encontre um lugar tranquilo e respire lentamente algumas vezes. Ao inspirar, deixe sua barriga se expandir. Faça suas exalações lentas, cerca de duas vezes mais longas.

Reavaliação positiva

Quando algo infeliz ou inesperado acontece, você consegue encontrar uma fresta de esperança? É um conceito familiar, mas Moskowitz diz que pode valer a pena. O especialista recomenda um ditado: “Poderia ter sido muito pior”.

Autopiedade

Muitos de nós “mantemos um padrão muito elevado que nunca esperaríamos de ninguém”, diz Moskowitz.

Pontos fortes pessoais

Em meio a desafios e lutas, podemos esquecer no que somos bons.

Metas alcançáveis

“A pesquisa sobre o cumprimento de metas mostra que qualquer progresso em direção a uma meta aumenta sua emoção positiva”, diz Moskowitz.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias