O Dia Nacional do Livro aconteceu em 29 de outubro, resultando em uma pesquisa que classifica “Diário de um Banana”, “É Assim Que Acaba” e “Café com Deus Pai” como os três best-sellers mais buscados no Brasil.
Nos últimos anos, a literatura no Brasil se transformou em uma paixão nacional, refletida pelo aumento de clubes de leitura e eventos como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que, com 722 mil visitantes, registrou o maior público da última década, representando um aumento de 9% em relação à edição anterior.
Esse fenômeno literário também se faz sentir no ambiente digital, onde as buscas por “livros online” cresceram 22% desde 2021, e as pesquisas por “livros grátis” e “livrarias” apresentaram aumentos superiores a 80%, segundo a Preply.
O livro mais pesquisado foi “Diário de um Banana”, de Jeff Kinney, acumulando 2,2 milhões de buscas, evidenciando a popularidade da literatura infantojuvenil, que encanta leitores de todas as idades. Veja os resultados da pesquisa:
Leia mais:
- Monsters of Rock 2025: festival divulga data e valores dos ingressos; confira
- Fiesta de Día de Muertos: festival de cultura mexicana acontece no próximo final de semana em São Paulo
- Prepare-se para o “Citadel Hobby Con”: evento geek chega ao MIS Experience (SP) em 2 e 3 de novembro
Além disso, a lista de livros mais buscados no país inclui uma variedade de gêneros. O romance “É Assim Que Acaba”, da autora Colleen Hoover, gerou mais de 1,7 milhão de buscas, impulsionadas pela sua recente adaptação cinematográfica. Já “Café com Deus Pai”, um diário devocional do pastor Junior Rostirola, destacou-se como o livro mais vendido de 2023, refletindo o forte interesse do público em obras religiosas.
Essa diversidade de gêneros literários mostra um panorama rico e dinâmico do consumo literário no Brasil. Confira os dados por região: