Estilo de Vida

Você deve passar um tempo sozinho e aqui estão 4 motivos legítimos, segundo especialista

Entenda como enxergar o outro lado da moeda ao aproveitar a própria companhia!

rep
Você deve passar um tempo sozinho e aqui estão 4 motivos, segundo especialista (Reprodução/HULU)

Pessoas que costumam abraçar a própria companhia sem depender de terceiros costuma valorizar mais o próprio tempo. Em um artigo publicado no Psychology Today, a psicóloga social Bella DePaula trouxe quatro motivos benéficos para se adotar essa prática.

ANÚNCIO

“Passar um tempo sozinho porque você foi condenado ao ostracismo ou rejeitado pode, de fato, ser uma experiência solitária e profundamente dolorosa. Mas isso é algo completamente diferente de escolher passar um tempo sozinho e apreciar essa solidão”, diz a especialista.

Leia mais:

Extraído da mesma fonte, abaixo você confere as motivações para aderir a prática da solitude!

Você deve passar um tempo sozinho e aqui estão 4 motivos

1. Auto-reflexão - A Solidão como Caminho para a Autenticidade: A solidão nos permite refletir sobre quem somos e o que realmente queremos, longe das influências externas. Estudos mostram que caminhar sozinho ajuda a clarear prioridades e promover o crescimento pessoal, criando momentos de introspecção valiosos.

2. Descanso e Renovação: Sem as pressões e expectativas dos outros, a solidão oferece um espaço para descanso e tranquilidade. Pesquisas indicam que, enquanto a “solidão” é associada a sentimentos negativos, a “solitude” pode trazer paz, reduzindo a intensidade das emoções e promovendo uma sensação de renovação.

3. Criatividade em Solitude: Estar sozinho pode ser essencial para a criatividade. Muitos artistas e criadores produzem suas melhores obras durante momentos de solitude. Estudos indicam que aqueles que se consideram “antissociais” frequentemente se sentem mais criativos quando estão sozinhos.

4. Experiências de Pico e a Vida Plena: Experiências de pico – momentos de profunda conexão e transcendência – frequentemente ocorrem em momentos de solidão. Maslow acreditava que pessoas autoatualizadas são mais propensas a vivenciar esses momentos. A solitude também nos torna mais sensíveis aos pequenos detalhes do mundo, como sons e cores, enriquecendo nossa percepção e qualidade de vida.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias