A Black Friday, que acontece na próxima sexta-feira (29), é uma ótima oportunidade para comprar, mas é preciso estar atento para evitar golpes e proteger seus dados. Nessa época do ano, podem surgir muitos sites suspeitos capazes de comprometer sua segurança.
ANÚNCIO
“É sempre importante ressaltar que não devemos clicar em links de e-mails, mensagens ou SMS de desconhecidos ou que pareçam suspeitos, sendo essencial verificar o endereço de e-mail ou número do remetente. Golpistas frequentemente usam endereços e números que imitam empresas confiáveis, portanto, prefira acessar sites diretamente pelo navegador, em vez de clicar em links enviados por terceiros”, diz o especialista Paulo Sérgio Rodrigues, professor da Fundação Educacional Inaciana (FEI).
Confira as dicas do educador abaixo:
1. Cuidado com links suspeitos
- Evite clicar em links de e-mails, mensagens ou SMS de remetentes desconhecidos. Sempre verifique o endereço antes de acessar qualquer site e prefira digitar o endereço diretamente no navegador.
2. Use verificação em duas etapas (2FA)
- Ative a verificação em duas etapas nas suas contas bancárias e de e-mail. Isso adiciona uma camada extra de segurança, especialmente ao usar redes públicas.
Leia mais:
- Black Friday: esta é a razão pela qual você deve ficar ATENTO antes de reclamar na Justiça
- A Black Friday pode salvar sua autoestima: setores de estética apostam em descontos para o fim do ano
- Celulares dominam as buscas da Black Friday, aponta levantamento
3. Pagamentos por aproximação são mais seguros
ANÚNCIO
- Métodos como carteiras digitais e pagamentos por aproximação (via celular ou smartwatch) são mais seguros que os cartões físicos, pois reduzem o risco de clonagem.
4. Desconfie de ofertas muito boas
- Ofertas com preços extremamente baixos podem ser armadilhas. Compare os preços em sites confiáveis antes de comprar.
5. Não salve dados no navegador
- Evite salvar dados de pagamento no navegador. Sempre insira os dados manualmente para maior segurança.
Aproveite as promoções, mas sempre com cautela para não cair em fraudes!