Mudar o corte de cabelo pode ser percebido como um símbolo de encerramento de etapas, uma teoria que ganhou relevância em diversas culturas e sociedades ao longo da história, e até mesmo nas redes sociais, onde milhares de pessoas compartilham suas transformações capilares como parte de processos pessoais de mudança e renovação.
ANÚNCIO
Embora do ponto de vista científico o cabelo não tenha capacidade física para armazenar emoções ou memórias, o seu significado simbólico na psicologia humana é inegável.
Cortar o cabelo ajuda a fechar ciclos?
Em diferentes tradições e crenças, o cabelo comprido tem sido associado a vários aspectos. Por exemplo, em algumas culturas nativas americanas, acreditava-se que o cabelo estava espiritualmente ligado à terra e, portanto, era mantido por muito tempo como parte de uma conexão sagrada. Em contraste, durante a Idade Média Europeia, o cabelo comprido era considerado um símbolo de poder e status.
A psicóloga nova-iorquina Catherine Nobile explora esta relação entre o cabelo e a identidade pessoal, explicando que uma mudança drástica no cabelo pode ter efeitos psicológicos profundos, especialmente após experiências traumáticas.
LEIA TAMBÉM:
‘Dark espresso’, o cabelo escuro será tendência até 2025
ANÚNCIO
Corte Pixie 2024: dez cortes de cabelo que rejuvenescem e valorizam as mulheres
“Cortar o cabelo drasticamente pode ter efeitos psicológicos, seja como uma decisão isolada ou após uma experiência traumática. Isto porque o cabelo é um elemento crucial da identidade de uma pessoa e pode ser percebido como tal, o que significa que uma mudança significativa pode ser uma poderosa forma de terapia”, analisou para a Vogue.
O cabelo, sendo um componente crucial da autoimagem de uma pessoa, pode ser percebido como um reflexo do seu ser interior; Portanto, modificar significativamente sua aparência pode ser uma forma poderosa de terapia e autoexpressão.
Do ponto de vista psicológico, o ato de cortar radicalmente o cabelo pode representar a vontade de deixar para trás momentos difíceis do passado, permitindo assim uma sensação de renovação e transformação quando nos sentimos prontos para seguir em frente.
Uma mudança no estilo, cor ou textura do cabelo pode manifestar externamente mudanças emocionais internas, ajudando a marcar um novo começo ou encerrar um ciclo anterior. Nesse sentido, o processo de corte dos cabelos vai além da estética, tornando-se uma poderosa ferramenta de autocuidado e autoafirmação emocional.