O risco de faltar energia nas regiões Sudeste e Centro-Oeste em 2014 é de 3,7%, abaixo do índice de 5% fixado como limite de segurança pelo governo, segundo o CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico). Em nota, divulgada após reunião na tarde desta quarta-feira, o comitê diz que, na região Nordeste, esse risco é zero.
A nota aponta que o risco de déficit de energia de 3,7% para o Sudeste e Centro-Oeste é 6 vezes menor que o risco de 24,7% verificado na mesma época de 2001 – ano do racionamento de energia. “No caso da região Nordeste, o risco de déficit em 2001 chega a ser mais de 23 vezes superior ao de 2014”, diz.
Copa do Mundo
O presidente da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Romeu Rufino, afirmou que, o abastecimento aos estádios dos estádios da Copa não está comprometido, apesar dos atrasos identificados pelo órgão em obras de reforço da rede elétrica. Das 160 obras, diz a Aneel, 62% estão concluídas. “O que existe é atraso em obras pra dar alguma segurança que a Fifa exige, mas o risco de faltar energia no estádio é nenhum”, disse Rufino.