Foco

Passageiro passa mais de 2 horas por dia no ônibus em São Paulo

Corredor de ônibus da Rebouças | André Porto/Metro
Corredor de ônibus da Rebouças | André Porto/Metro

ANÚNCIO

Mesmo com a implantação de 290 km de faixas exclusivas, à direita, no ano passado, o paulistano continua perdendo 2 horas e 10 minutos em média no ônibus todos os dias.

Levantamento da SPTrans, que administra o sistema, mostra que o tempo gasto é apenas 5 minutos menor do que o registrado em 2012, ano em que não foram implantadas faixas exclusivas.

Segundo o estudo, a implantação das faixas também trouxe pouca melhora na velocidade média dos ônibus, que tiveram ganho de apenas 1 km no ano passado, em comparação com 2012. Em dezembro de 2013, a velocidade média ficou em 17 km/h de manhã, ante 16 km/h no ano anterior. A meta da prefeitura é elevar essa média para 26 km/h até o final de  2016.

O cumprimento dos horários de partida caiu: em 2012, 91% dos ônibus saíam no horário. No ano passado, o índice foi de 89%. O tempo médio de espera no ponto é de 11 minutos.

Para o consultor e especialista em transportes, Horácio Figueira, o ideal é que a espera pelo ônibus seja de, no máximo, 10 minutos. “O corte de linhas (foram extintas cerca de 130 das 1,3 mil linhas da capital) pode ter tirado ônibus de eixos importantes, aumentando assim o tempo de espera. Mas sabemos que em muitos locais é muito mais”, diz.

A SPTrans afirma que a pequena redução no tempo de percurso dentro dos ônibus não reflete ainda os ganhos com as faixas exclusivas, uma vez que a maior parte foi implantada no segundo semestre.

ANÚNCIO

Sobre o tempo de espera nos pontos e o índice de cumprimento de partidas, a empresa culpa as manifestações que bloqueiam ruas e avenidas.

 

Análise:  ‘As perdas aconteceram fora da faixa’ – Horácio Figueira * 
O ganho de apenas 5 minutos no tempo médio de locomoção do paulistano nos ônibus ainda é pouco, mas as faixas são uma boa iniciativa. Acredito que houve perda de velocidade nos trajetos em que não existem faixas exclusivas, à direita, e consequentemente um aumento no tempo gasto no percurso. Além disso, só saberemos realmente o ganho ou a perda no período real de cada viagem no final deste ano, quando tivermos uma maior malha viária com mais faixas. Acho que a prefeitura está indo no caminho certo, com o plano de implantar 500 km de vias exclusivas até 2015. Precisamos ter faixa onde for possível. Assim o ganho será expressivo.

* Consultor e especialista em transportes 

20140603_SP02_Tempo-médio-no-ônibus

Captura de Tela 2014-06-02 às 21.22.38

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias