O governo de Gana confirmou na última quarta-feira o envio de um avião com mais de US$ 3 milhões, em dinheiro vivo, para cumprir a exigência dos jogadores da seleção nacional, na véspera da partida contra Portugal, em Brasília, pela terceira rodada do Grupo G da Copa do Mundo.
O jato executivo pousou na noite dessa quarta no Aeroporto Internacional de Brasília, e as malas com o dinheiro seguiram em comboio – sob escolta – para o hotel onde estão hospedados os jogadores.
«O governo está pagando o prêmio (no lugar da federação ganense), que será reembolsado quando a Fifa pagar o que corresponde à Gana por sua participação na Copa do Mundo, quando terminar o torneio no Brasil», revelou a Associação do Futebol de Gana em um comunicado.
O técnico de Gana, Akwasi Appiah, reconheceu «que havia alguns problemas de dinheiro». «A administração e o governo do país trataram de resolver isto (…) e agora estamos focados na partida, trabalhando desde ontem, deixando isto para trás e fazendo o melhor possível».
«Este jogo é importante para a Nação. Temos que deixar os problemas de lado. Inclusive se o dinheiro não chegar, não vamos nos recusar a jogar», comentou o meia Christian Atsu, antes do avião com o dinheiro pousar no Brasil. Gana enfrenta Portugal nesta quinta, às 13h, no Estádio Mané Garrincha.