Cabe ao dono de uma micro ou pequena empresa tomar a iniciativa de promover essa situação, o que pode ser feito com a adoção de medidas simples, mas que fazem diferença no dia a dia. São providências que melhoram o convívio do grupo e as condições de trabalho. Eliminar elementos nocivos como fofocas, intrigas e brincadeiras de mau gosto é importantíssimo. A “limpeza” começa com a comunicação clara do empresário com a equipe, orientando, dando feedbacks e dissolvendo atritos. É preciso frisar que a relação entre todos deve ter como base educação, respeito e cordialidade.
Além de ferramentas apropriadas, os empregados necessitam de espaço físico condizente, limpo e agradável. Lugares bagunçados, barulhentos e com muita informação prejudicam a concentração e causam perda de tempo e agilidade. O local deve ser organizado, inclusive visualmente, mas sem radicalismo: proibir um quadro na parede, um vaso com plantas e porta-retratos na mesa não ajuda em nada. As rotinas também devem ser revistas. Reuniões pouco objetivas são um desperdício, assim como e-mails em excesso, em que todos são copiados desnecessariamente. Como vimos, clima saudável e produtividade estão intimamente ligados. Se quiser saber mais, procure o Sebrae-SP.
Ivan Hussni é diretor técnico do Sebrae-SP. Escreve no Metro São Paulo