Brasil

Fiocruz descobre superbactéria no Rio de Janeiro

Uma superbactéria resistente à maioria dos antibióticos disponíveis em farmácias foi descoberta no rio Carioca, no Rio de Janeiro. Um dos locais contaminados fica próximo à praia do Flamengo.

De acordo com os pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz),  os cariocas e os turistas devem evitar a pesca e o banho de mar no local.

Publicidad

As análises mostraram que há presença de superbactérias em três pontos: no largo do Boticário, no Cosme Velho, no Aterro do Flamengo, antes da estação de tratamento, e na foz do rio, que deságua na praia.

Segundo os especialistas, o contato com esses micro-organismos pode causar infecções urinárias, gastrointestinais e até pneumonia.

Pesquisadores acreditam que os micro-organismos podem ter chegado até o rio Carioca pelo esgoto não tratado de unidades hospitalares próximas ao rio. Ainda não há informação de pacientes contaminados. O Inea (Instituto Estadual do Ambiente)  estuda quais medidas serão tomadas e a delegacia de Proteção ao Meio Ambiente aguarda o estudo que aponta despejos irregulares.

Em 2010, a Fiocruz havia publicado um artigo apontando a presença de superbactérias no esgoto hospitalar carioca, mesmo após o tratamento.

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias