O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o de Cuba, Raúl Castro, conversaram por telefone antes da abertura da Cúpula das Américas. O evento será realizado no Panamá, a partir desta sexta-feira, e também terá a presença da presidente brasileira, Dilma Rousseff.
ANÚNCIO
A conversa entre os dois teria ocorrido na última quarta-feira. «Antes de o presidente partir de Washington», afirmou uma fonte ligada à Casa Branca.
A última vez que os dois presidentes se falaram por telefone foi no dia 17 de dezembro, quando os dois países anunciaram ao mundo o acordo para restabelecer relações diplomáticas e comerciais. Estados Unidos e Cuba haviam rompido há 50 anos.
Leia mais:
Aperto de mãos sela parceria entre John Kerry e chanceler cubano
Cúpula das Américas reúne Obama, Dilma, Raúl Castro e Maduro no Panamá
Nesta sexta-feira e no sábado, durante a Cúpula das Américas, Barack Obama e Raúl Castro ficarão cara a cara em um encontro histórico.
Na quinta-feira, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, se reuniu com o chanceler cubano, Bruno Rodríguez. O Departamento de Estado publicou no Twitter uma foto em que os dois aparecem apertando as mãos. O encontro foi o de mais alto nível diplomático entre Estados e Cuba em meio século.
«O secretário Kerry e o ministro cubano das Relações Exteriores Rodriguez tiveram uma prolongada e construtiva conversa. Ambos concordaram que foram feitos progressos e que continuaremos trabalhando para resolver os temas pendentes», disse um funcoionário da diplomacia norte-americana.