Após a suspensão do envio de imigrantes haitianos para a capital paulista, abrigos no Acre passaram a oferecer viagens para outros destinos no país.
ANÚNCIO
Em um dos locais que recebem refugiado, um aviso, em francês, foi afixado na porta da administração, oferecendo transporte para capitais como Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.
O governo do Acre afirmou que está procurando as prefeituras das cidades para onde os refugiados serão enviados para que elas possam se preparar.
O fim do apoio federal para o envio de haitianos à capital paulista ocorreu porque a prefeitura reclamou do recebimento dos imigrantes sem aviso prévio. Mesmo assim, a cidade receberá mais 11 ônibus que já saíram do Acre e devem chegar nos próximos dias.
Em nota, a prefeitura de São Paulo disse que irá mobilizar esforços para receber os imigrantes da melhor maneira possível.
O dinheiro para custear as viagens é pago por meio de um convênio firmado entre o ministério e o Acre. De acordo com o governo estadual, mais de 32 mil imigrantes entraram no Brasil pelo Acre.