Foco

Congresso dos Estados Unidos recebe acordo nuclear com Irã

A administração do presidente dos EUA, Barack Obama, enviou neste domingo o acordo nuclear com o Irã ao Congresso. Obama prometeu exercer o seu poder de veto caso o acordo, que inibe o programa nuclear do Irã sob a promessa de abrandamento das sanções econômicas, seja rejeitado pelos congressistas.

ANÚNCIO

O Congresso, que tem 60 dias para rever o acordo e decidir o que fazer, só conseguiria impedir o veto se conseguir maioria de dois terços na Câmara no Senado. A administração de Obama trabalha para conquistar votos suficientes dos colegas democratas para compensar a forte oposição republicana.

Neste domingo, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, exortou os legisladores a aguardarem para conseguir um acordo melhor e disse que não há maneira alguma de compensar Israel caso ele seja aprovado.

“Não façam esse mau acordo. Aguardem um acordo melhor”, disse no programa da ABC “This Week”, dando continuidade a sua série de entrevistas na mídia dos EUA, criticando o acordo fechado na terça-feira entre o Irã e seis potências.

O ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel, chegou neste domingo ao Irã com uma delegação econômica neste domingo, tornando-se o primeiro político ocidental do alto escalão a visitar o país após Teerã fazer o histórico acordo nuclear com as potências mundiais.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias