ANÚNCIO
O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, disse nesta quarta-feira que o país está perto de concluir um acordo com credores por um resgate de bilhões de euros, que, segundo ele, acabaria com as dúvidas sobre a presença do país na zona do euro.
«Estamos na reta final de concluir o acordo com as instituições… apesar das dificuldades que estamos enfrentando, esperamos que esse acordo possa dar fim à incerteza sobre o futuro da Grécia e da zona do euro», disse ele durante visita ao Ministério da Agricultura do país.
Grécia deseja resgate completo, e não empréstimo-ponte, diz Syriza
O porta-voz parlamentar do Syriza, partido governista na Grécia, pediu nesta quarta-feira que a legenda se una em defesa de um novo acordo de financiamento, dizendo que o país quer um resgate completo imediatamente, e não um empréstimo-ponte.
O porta-voz, Nikos Filis, disse que a Grécia busca um acordo completo para que possa receber o primeiro desembolso de 25 bilhões de euros.
«Estamos buscando um acordo», disse ele no canal de televisão estatal ERT. «O acordo terá medidas duras. O que é importante é que o financiamento da economia grega tenha início».
ANÚNCIO
Filis fez as declarações em meio a sinais de progresso nas negociações entre Grécia, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a União Europeia sobre um novo programa de resgate somando até 86 bilhões de euros.
Filis afirmou que a Grécia deseja o acordo completo, não uma medida temporária.
«Não aceitaremos novas medidas anteriores (condições de reformas em vigor) para ter um pequeno empréstimo-ponte», disse ele. «Queremos que um acordo final seja assinado e então veremos o que é necessário para ter um desembolso de 25 bilhões de euros como primeira parcela».
Ele também pediu que membros de seu partido, cerca de um quarto dos quais opõem-se às reformas e à austeridade ligadas ao resgate, coloquem o país em primeiro lugar.