ANÚNCIO
Em entrevista coletiva à imprensa realizada no início da noite desta terça-feira, a Receita Federal informou que o prazo final para a emissão e pagamento da guia referente a outubro do eSocial (Simples Doméstico) não será prorrogado e se encerra mesmo sexta-feira, dia 6.
A declaração foi feita pelo subsecretário de Fiscalização da Receita Federal, Iágaro Jung Martins, após centenas de empregadores de todo o país relatarem dificuldades para concluir o processo de emissão e impressão da guia que permite o pagamento dos tributos do eSocial referentes a outubro.
No domingo, primeiro dia da emissão, a Receita reconheceu que houve uma instabilidade temporária na emissão da guia, e o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) atuou para corrigir o problema. O sistema teria voltado ao normal por volta das 18h.
A emissão da guia voltou a apresentar problemas na segunda-feira, segundo dia em que o documento estava disponível no portal eSocial. Segundo Martins, não houve sobrecarga nos sistemas. Na ocasião, ele disse acreditar que pudesse haver problemas na rede de acesso à internet de alguns usuários. “Com a rede lenta, passa o tempo e congela o site”, disse. Martins acrescentou que o problema estava sendo monitorado.
Terça-feira, durante a coletiva à noite, Martins afirmou: “Temos uma grande expectativa de que, a partir dos ajustes que foram feitos nesta terça-feira, a gente consiga chegar próximo a 250 mil guias até esta quarta ao meio dia. Vamos avaliar de novo a performance e, ao meio-dia de hoje, informar qualquer decisão que a gente vai tomar”.