Fechar o ano no azul para reconquistar o acesso ao crédito é o pedido de Natal da maioria dos brasileiros com dívidas em atrasos. Segundo pesquisa realizada pelo SerasaConsumidor com 8.288 consumidores nas agências da Serasa, 67% dos inadimplentes pretendem acertar as contas ainda este ano. Já no Estado de São Paulo, a porcentagem é maior: 72% dizem que vão se empenhar para quitar as dívidas.
Segundo o professor de economia da Faculdade Mackenzie Rio, Marcelo Anache, em vez de esgotar o 13º salário em consumo, parte pode ser destinada para quitar dívidas vencidas e também para arcar com os impostos de janeiro, como IPTU e IPVA.
Anache orienta o consumidor inadimplente, antes de tudo, fazer uma previsão mensal das suas contas fixas, como luz, gás e telefone, antes de tentar negociá-las com o banco. Ao calcular quanto da renda pode comprometer mensalmente, ele não corre risco de deixar de pagar a negociação que for assumida.
“Esse costuma ser um erro comum nesses momentos, o que pode fazer com que o consumidor acabe se endividando novamente no futuro”, explica.