Os brasileiros têm ainda um mês e um dia para enviarem à Receita Federal a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2016. O prazo termina em 29 de abril, uma sexta-feira. Neste ano, são esperadas cerca de 28,5 milhões de declarações, mas, até agora, apenas pouco mais de 5 milhões de contribuintes declararam seus rendimentos.
ANÚNCIO
Para preencher a declaração é necessário ter os dados das contas bancárias; nome, CPF e grau de parentesco dos dependentes e data de nascimento; endereço atualizado; cópia da última Declaração do IRPF (completa) entregue; e atividade profissional exercida atualmente.
Para quem preencherá o modelo completo, é preciso ainda reunir recibos de pagamentos ou informe de rendimento de plano ou seguro saúde (com CNPJ da empresa emissora); despesas médicas e odontológicas (com CNPJ da empresa emissora ou CPF do profissional); comprovantes de despesas com educação (com CNPJ da empresa emissora); e comprovante de pagamento do INSS de previdência privada (com CNPJ da empresa emissora).
Os contribuintes terão de incluir na declaração o CPF de todos os dependentes com idade a partir de 14 anos completos em 2015. Se o filho ou a filha completou 14 anos agora em 2016, o CPF não precisa ser declarado, fica para a declaração do ano que vem.
Quem não entregar a declaração no prazo pagará multa de 1% do imposto devido por mês de atraso ou R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. A multa máxima equivale a 20%, caso o contribuinte atrase a entrega por 20 meses.