Em São Paulo, motoristas que passam em trechos urbanos de rodovias devem ficar atentos para não deixarem o farol baixo dos veículos desligado durante o dia.
Isso porque, segundo a lei que entrou em vigor na sexta-feira, a obrigatoriedade do equipamento também é válida nas passagens das vias pelo perímetro urbano das cidades.
A rodovia Imigrantes, por exemplo, é uma continuação da avenida Professor Abraão de Morais, na zona sul, que a partir do km 11,5 já exige que o motorista ligue o farol baixo.
Na zona oeste, motoristas que seguem pela avenida Professor Francisco Morato no sentido de Taboão da Serra (Grande São Paulo) também devem se atentar para não deixar de usar o equipamento após o portal de entrada da cidade vizinha, quando começa a rodovia Régis Bittencourt.
Segundo o Comando de Policiamento Rodoviário da Polícia Militar, somente nas rodovias estaduais de São Paulo, a falta do farol baixo durante o dia rendeu 4,5 mil autuações entre sexta-feira e anteontem.
Mesmo com o feriado da Revolução Constitucionalista no sábado, mais da metade dos flagrantes foi feita entre segunda-feira e anteontem – 2,4 mil, ante 2,1 mil entre sexta-feira e domingo.
A Polícia Rodoviária Federal ainda não divulgou o número de autuações pela infração no Estado de São Paulo, mas afirmou que, por ter pouca malha viária, o número não é expressivo.
Regra não se aplica às marginais
Um boato espalhado em redes sociais deixou os motoristas de São Paulo confusos nos últimos dias. O texto repassado sugere que as marginais Pinheiros e Tietê, assim como as rodovias, exigem o uso do farol baixo durante o dia.
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) por se tratarem de vias municipais de trânsito rápido, a nova regra dos faróis baixos não vale para as marginais. A companhia recomenda, porém, os motoristas a usarem o equipamento, por proporcionar mais segurança no trânsito.