Novo sistema com modernas câmeras de segurança está funcionamento no Sistema Anchieta-Imigrantes com objetivo de reduzir a criminalidade nas estradas que ligam a capital à Baixada Santista.
Instalados pela concessionária Ecovias com aprovação da Artesp (agência reguladora estadual) e da Polícia Militar Rodoviária, os 16 equipamentos possuem zoom de longo alcance, visão noturna e alta resolução.
A tecnologia permite identificar ações suspeitas, como a presença de uma pessoa caminhando, um carro parado ou até mesmo um objeto jogado na estrada. A partir daí, as câmeras emitem um alarme visual e sonoro aos policiais que ficam dentro do centro de monitoramento, os quais comunicam as equipes mais próximas do local.
Segundo o coronel da Polícia Militar Rodoviária Mauro Ricciarelli, os pontos que serão monitorados foram escolhidos com base no histórico das ocorrências.
Crimes como roubos e arrastões a motoristas ocorrem com frequência nas estradas, principalmente no trecho final da serra no sentido litoral. Bandidos se aproveitam do tráfego lento e também usam pedras e paus para interceptar os veículos.
A concessionária investiu R$ 3 milhões no sistema de segurança, que foi apresentado na terça-feira.