O segundo-secretário da Câmara, vereador Paulo Rink (PR), anunciou nesta quarta-feira que a Câmara Municipal de Curitiba não vai solicitar o chamado duodécimo de dezembro. O valor soma R$ 11,666 milhões que a prefeitura repassa mensalmente aos vereadores, e eles já não haviam sido requisitados em novembro.
ANÚNCIO
Assim, nos dois últimos meses o município ganha um reforço de R$ 23,332 milhões em seu caixa, a serem usados sob livre entendimento. “Estamos abrindo mão do repasse de dois meses à Câmara para auxiliar as finanças do município (…)”, disse Rink. “Que fique claro que o presidente (vereador Aílton Araújo, do PSC) apenas autorizou a não-requisição desses valores. Quem deve destinar, dizer para qual área vai esse dinheiro, é a prefeitura. Não somos nós que vamos dizer isso”, completou.
As declarações de Rink foram dadas durante uma audiência de conciliação no MPT (Ministério Público do Trabalho). Motoristas e cobradores de ônibus ameaçam nova greve no transporte, pois ainda não tiveram garantidos os pagamentos do seu 13º salário.
O presidente do Setransp (Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo), Maurício Gulin, adiantou que as empresas não têm recursos para fazer os pagamentos integrais. “As empresas manifestaram o interesse no rompimento do contrato: assumam o transporte coletivo. Esse é um problema crônico”, criticou nesta quarta-feira, se dirigindo a representantes da prefeitura.
Ameaça
De acordo com o Sindimoc, o sindicato dos motoristas e cobradores, até esta quarta-feira a empresa Araucária Matriz não havia pago a primeira parcela do 13º salário. Assim, podem ocorrer paralisações em Araucária Campo Largo e Contenda.