O aplicativo de conversas instantâneas WhatsApp emitiu um comunicado em que pede «desculpas pelos problemas» causados por um blackout mundial nesta última quarta-feira (4).
No entanto, o app não informou o que causou a queda e limitou-se a informar que a instabilidade «atingiu usuários de todas as partes do mundo por poucas horas, mas já resolvemos o problema».
O app parou de funcionar no fim da tarde desta quarta no Brasil – fim da noite na Europa – em todos os sistemas operacionais, seja Apple, Google e Microsoft. O WhatsApp tem mais de um bilhão de usuários ativos e o último grande colapso em escala mundial ocorreu em fevereiro de 2014, logo após o anúncio da venda do app para o Facebook, quando ele ficou fora do ar por quatro horas. Aquele blackout foi causado por um problema nos servidores, segundo a rede.
Em junho de 2014, outra instabilidade causou problemas menores também em várias partes do mundo.
Já no Brasil, o aplicativo saiu do ar por mais de uma vez por conta de decisões judiciais contra o app ou o Facebook, por eles se negarem a passar informações de conversas entre usuários.