Agora jogador de futebol mais caro da história, Neymar postou um vídeo com amigos em uma van sem cinto de segurança.
Não passou despercebido pelo Detran-SP, que, em sua própria página nesta semana, reproduziu o vídeo em um post bem humorado que pedia para ele sempre usar o cinto, terminando com um pedido: “Menino Ney, a #Copa2018 tá aí e todos nós aqui no Brasil contamos com você, hein? #EhTois”.
Neymar não foi o primeiro a levar um “puxão de orelha” de leve na página do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito). Outras celebridades “flagradas” nas redes ou na TV cometendo alguma infração de trânsito também estrelaram publicações. Sempre na linguagem das redes sociais.
“Começamos a perceber nas redes ações que causavam risco ao trânsito e vimos uma oportunidade de passar mensagens”, disse o diretor-presidente do departamento, Maxwell Vieira. “A intenção não é dar bronca ou constranger ninguém, mas passar um alerta e uma orientação de forma leve e divertida”, afirmou.
Levantamento do Movimento Paulista de Segurança do Trânsito dá conta de que 94% das mortes no trânsito se dão por falha humana. “Não usar cinto ou capacete ou falar ao celular fazem parte dessa estatística, e queremos reduzir os números de acidentes e vítimas”, disse Vieira, mencionando atitudes que apareceram nas postagens.
Desde que a estratégia teve início, há cerca de um ano, com a apresentadora Angélica, que falava ao celular enquanto dirigia, o Detran contabiliza um alcance de 1,3 milhão de pessoas com essas postagens, que tiveram 193 mil interações –entre reações, comentários e compartilhamentos.
Também passaram pela página do Detran Mariana Weickert, Mara Maravilha e Mr. Catra, Mc Biel, Mc Gui, Luana Piovani – a única que reagiu de maneira negativa até o momento –, o jogador da Seleção Firmino, o jornalista Rodrigo Boccardi, a atriz Débora Nascimento –que depois até fez um post dizendo que havia entendido a intenção do Detran –, Patrícia Abravanel e Wanessa Camargo e Luan Santana.
E quem der “bobeira” pode aumentar essa lista, porque o time do Detran-SP está de olho, segundo Vieira. “A equipe está sempre olhando as redes para novas interações”, disse.