O príncipe William falou pela primeira vez sobre o distúrbio alimentar sofrido pelo sua mãe, Diana, em um documentário em celebração ao 20º aniversário de morte da princesa.
Nas imagens de «Wasting Away: The Truth About Anorexia» («Deteriorando-se: a verdade sobre a anorexia», em tradução livre), William recebe, no palácio de Kensington, o jornalista Mark Austin e sua filha, que sofreu anorexia e, juntos, colocaram em pauta a bulimia sofrida por «Lady Di».
«Nós precisamos normalizar as discussões sobre doenças mentais.
O fato de vocês estarem falando sobre isso é de muita coragem», disse o príncipe.
Na sequência, a filha de Austin afirma que foi inspirada pela princesa Diana. «Precisamos ser pragmáticos e não esconder no escuro», replicou William, acrescentando que algumas doenças e a «saúde mental precisam ser levadas a sério como a saúde física».
A bulimia vivida por Diana veio à tona pela primeira vez em 1995, quando ela foi entrevistada pelo jornalista Martin Bashir, da «BBC». Na ocasião, além da doença, a princesa revelou o fim de seu casamento com Charles. «Eu não gostava de mim, sentia vergonha por não conseguir lidar com as pressões. Tive bulimia por muitos anos, e é como uma doença secreta. É um comportamento repetitivo muito destrutivo.
Era uma válvula de escape», disse Lady Di, à época. A princesa morreu em um acidente de carro em Paris, na França, no dia 31 de agosto de 1997.