Criar binários – para eliminar a mão dupla e fazer com que uma via só suba e a paralela só desça –, ampliar a Zona Azul e a acabar com a permissão do estacionamento dos dois lados nas ruas.
ANÚNCIO
Estas são as principais reivindicações dos moradores e comerciantes da Vila Madalena, na zona oeste, para começar a resolver alguns dos problemas do trânsito no bairro.
As propostas começaram ser discutidas semana passada em reunião com a Prefeitura Regional de Pinheiros e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A próxima será nesta quinta-feira.
Além do conflito diário do bairro residencial que abriga uma zona boêmia, o trânsito da vila sofre com suas ruas estreitas e o intenso tráfego de passagem e dos motoristas que só circulam por ali para fugir dos engarrafamentos nas grandes avenidas da região.
Essa combinação faz com que o tráfego na vila possa ser bloqueado com uma única manobra. “Uma simples baliza é capaz de travar a rua nos dois sentidos e entupir um quarteirão”, afirmou o presidente da Savima (Sociedade Amigos de Vila Madalena), Cassio Calasans.
“É caótico. E vai piorar em breve quando estes prédios todos forem entregues”, completou Calasans, em referência aos condomínios residenciais em construção no bairro.
Uma das ideias é fazer com que rua Purpurina só suba, em direção ao Fórum Regional de Pinheiros, enquanto a Aspicuelta só desça, no sentido da avenida Pedroso de Morais. A Girassol e Harmonia também podem virar binários. A expectativa da Savima é de que as primeiras mudanças comecem ainda neste ano.
A CET confirmou os encontros e afirmou que as propostas serão analisadas pelos técnicos da companhia.