É até difícil de acreditar, mas se você tiver 1 euro no bolso, seu sonho de comprar uma casa pode se tornar real na Itália.
Ollolai, uma pequena cidade situada no interior da Sardenha colocou à venda 200 de suas casas por menos de R$ 4, com o objetivo de rejuvenescer a área e gerar empregos.
O prefeito do município recebeu uma centena de pedidos de pessoas de diferentes países, além de já ter vendido três unidades.
Na região, os poucos mais de mil habitantes se dedicam à agricultura, à elaboração de queijo de ovelha e à tecelagem de cestas de vime, tradições que eles esperam continuar mantendo no futuro.
No entanto, como já era bom demais para ser verdade, o prefeito tem uma condição para vender as casas: os donos precisam reformá-las.
O lote que foi colocado à venda é composto por 200 casas construídas em pedra em condições de conservação muito precárias. Para manter o preço de um euro, o comprador deve comprometer-se a renovar completamente a casa dentro de três anos, o que pode ser caro.
O município fica a pouco mais de uma hora das melhores praias da ilha e duas horas dos dois principais aeroportos: Alghero e Cagliaria.
Vito Casula, que comprou uma casa de dois andares, conversou com a CNN e revelou que irá reformar mantendo a estrutura e os materiais originais. «Vivemos perto e muitas vezes visitamos Ollolai», disse o empreendedor aposentado.