Foco

Emojis, aplicativos e iluminação incentivam doação de sangue em São Paulo

Você já viu os símbolos dos tipos sanguíneos entre os emojis que pode incluir em postagens em redes sociais? Eles estão na aba símbolos e promover seu uso ao lado do nome do perfil, indicando que você pode doar sangue e qual o seu tipo, é uma das ações desenvolvidas por bancos de sangue para incentivar as doações.

“Hemoji” é o nome da campanha da Santa Casa, criada pela Y&R. Ao incluir o emoji ao lado do nome do perfil no Twitter ou no Instagram, seguido do símbolo de “+” ou “-”, a instituição quer incentivar a doação e também localizar mais rapidamente potenciais colaboradores quando há falta mais intensa de um desses tipos. A campanha já tem resultados concretos: a Santa Casa usa agora como peça o caso de uma usuária do Instagram que havia acrescentado seu tipo no perfil foi contatada pela equipe do hospital e, assim incentivada, realizou a doação –e a postou na rede.

Ela passou a integrar o 1,8% da população brasileira que doa sangue –a meta para manter os estoques em níveis estáveis é 3%.

Publicidad

Neste mês de junho, em que se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Movimento Eu Dou Sangue promove ações para incentivar a prática. E a iluminação de locais em vermelho, como a fonte do parque Ibirapuera e a Assembleia Legislativa, é uma delas –por iniciativa do movimento, esse é o Junho Vermelho.

“Uma pesquisa do ano passado do Datafolha mostrou que 92% dos entrevistados não tinham doado sangue nos 12 meses anteriores”, conta Debi Aronis, coordenadora do movimento.

A Fundação Pró-Sangue, que abastece mais de cem hospitais de São Paulo, informou que conseguiu normalizar por ora seu estoque, mas que dias frios, férias e Copa do Mundo são fatores que diminuem os candidatos. O órgão lembra que, para doar, é necessário ter se alimentado antes.

Aplicativo

Uma forma de agilizar o processo é marcar com antecedência. O aplicativo Time do Sangue, disponível em Android e iOS, mostra ao candidato os bancos de sangue mais próximos de sua localização e permite que ele agende sua doação.

Ele também recebe avisos de campanhas em curso, desabastecimentos mais graves e lembretes quando pode voltar a doar.

A ideia é também criar o hábito da doação. Que tal começar?

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias