Foco

Aplicativo ajuda quem quer doar sangue no ABC

Ferramenta pode ser acessada com cadastro alessandro valle/abcdigipress

Os moradores do ABC agora podem agendar local, dia e horário para doar sangue em uma das quatro unidades da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) na região por meio do aplicativo Time do Sangue. O sistema foi lançado oficialmente ontem e o download gratuito pode ser efetuado para celulares com sistemas operacionais Android e iOS. De acordo com a organização, a ferramenta pode aumentar em até 11% as doações no ABC.

ANÚNCIO

O usuário terá de se cadastrar com algumas informações e depois acessar com login e senha criados no momento do cadastro. Após entrar no programa, terá a lista dos endereços das unidades e os dias e horários disponíveis para realizar a doação.

De acordo com o diretor geral da Colsan, Afonso José Pereira Cortez, o sistema vai agilizar o processo de doação e, consequentemente, aumentar o número de doadores. “O usuário evita pegar senha, passar por filas nas unidades e pode se programar melhor. É só agendar, chegar no horário e doar.”

O sistema também vai emitir alertas com o objetivo de relembrar os doadores de que eles já estão aptos a comparecerem aos hemocentros novamente. “Muitas vezes as pessoas não doam porque esquecem. Com os lembretes, é possível fidelizar o doador  pelo aplicativo”, afirmou Juliana Aguiar, idealizadora do programa.

Ela começou a pensar no sistema antes mesmo de fechar a parceria com a Colsan, quando passou por uma situação que muitos vivem: precisou receber doação de sangue. “Com o aplicativo, nós nos adaptamos à realidade de hoje em dia, que é a tecnologia. No programa piloto, instalado em Sorocaba em agosto do ano passado, conseguimos 7 mil doações que ajudaram cerca de 16 mil pessoas”, relatou a diretora do projeto.

Polo de doação

Durante a apresentação do Time do Sangue, Cortez também afirmou que cerca de 40% das doações realizadas na Colsan são feitas no ABC. Por outro lado, a região tem alta demanda de sangue, principalmente por causa do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André.

“Cerca de 98% do que atendemos em todo o sistema da Colsan são de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde)”, disse.  

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias