Foco

Maioria dos brasileiros que vota no exterior já foi às urnas

Eleitores brasileiros na fila para votar em Paris, na França, neste domingo (28), durante o segundo turno das Eleições 2018. Marcelo Stoppa/Folhapress

A maioria dos brasileiros que votam no exterior já foi às urnas neste segundo turno. Neste ano, são 500.727 eleitores em 99 países, segundo o TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal).

ANÚNCIO

O eleitorado «internacional» desta eleição é 41% maior do que o do último pleito para presidente – único cargo em que os brasileiros podem votar de outros países.

Leia mais:
Eleições 2018: Brasil vai às urnas dividido por abismo ideológico
Ciro Gomes publica foto em zona eleitoral e escreve: DEMOCRACIASIM

O primeiro local a ter votação foi a Nova Zelândia, onde o pleito começou ontem à tarde. Já os brasileiros da Costa Oeste dos EUA e do Canadá foram os últimos a poder votar por causa do fuso horário.

O resultado do pleito será transmitido à Justiça Eleitoral aqui no Brasil por meio de um sistema interno. Com o fim da votação em alguns países, circulam na internet fotos de boletins com resultados nas urnas.

Isso acontece porque, após o fechamento das urnas, os consulados costumam colocar os boletins nas portas, que são fotografados e divulgados por eleitores. Na França, por exemplo, o petista Fernando Haddad (PT) venceu com 69,4% dos mais de 4 mil votos válidos. Jair Bolsonaro (PSL) teve 30,5%. Os resultados só serão oficiais, porém, após a divulgação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Já no Japão, uma foto divulgada nas redes sociais mostra ampla vantagem de Bolsonaro sobre Haddad.

Boletins de resultados no Japão.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias