Foco

Cadastro Positivo: quem tem nome limpo pagará menos; entenda projeto de lei

Marcos Santos/USP Imagens

O Senado aprovou na semana passada o Projeto de Lei Complementar 54/19, que prevê a inclusão automática dos consumidores no Cadastro Positivo para avaliar seu comportamento financeiro por meio de pontos. Trata-se de um banco de dados que irá divulgar para empresas de crédito e comércio a relação dos “bons pagadores” – com as contas em dia e os empréstimos quitados.

ANÚNCIO

De acordo com estudo da Serasa Experian, o sistema pode beneficiar 22,6 milhões de cidadãos (14,6% da população adulta) que atualmente estão fora do mercado de crédito e que seriam incluídos por já apresentarem um histórico favorável de bons pagadores.

Veja também:
Justiça suspende parte da operação de barragem da Vale em Itabira (MG)
Acusado de matar Marielle Franco negociava armas no exterior, diz promotora

O Cadastro Positivo tem a seu favor Serasa, SPC, Boa Vista SCPC e outros birôs de crédito, além de bancos, empresas de telecomunicação e redes varejistas. Contra a medida estão entidades de defesa do consumidor, como Idec, Procons e Proteste, além de Ministério Público e Defensorias Públicas.

Para os críticos, as instituições mencionadas dizem que os juros vão cair porque elas vão poder apurar o risco na concessão do crédito. Mas o contrário, afirmam os críticos, também é verdadeiro, ou seja, se houver algum risco na tomada de crédito, as instituições financeiras vão elevar ainda mais os juros, inviabilizando empréstimos. Leia ao lado mais detalhes sobre o Cadastro Positivo e como ele poderá ajudar (ou atrapalhar) sua vida se for sancionado pelo presidente.

Perguntas e respostas

  1. 1. Como vai funcionar o Cadastro Positivo?
    Bancos, lojas, concessionárias de luz e telefone, dentre outras empresas com as quais os consumidores tenham relação financeira, enviarão informações sobre o comportamento financeiro deles – os consumidores – para os gestores de dados, como Serasa, SPC, SPC Brasil, bancos etc.
  2. 2. Que tipo de informação?
    Compras feitas, datas, prazos de pagamento, valor das parcelas e pontualidade com que foram pagas, além de dados cadastrais, como CPF, endereço e contatos.
  3. 3. E depois?
    Baseados nessas informações, os gestores darão uma pontuação para cada consumidor.
  4. 4. Qual o objetivo disso?
    Criar um banco de dados de bons pagadores, que deverão ser beneficiados com juros mais baixos e condições mais favoráveis em operações financeiras.
  5. 5. Quais informações sobre mim os gestores do Cadastro Positivo vão poder divulgar?
    A única informação permitida é a nota ou pontuação de cada cliente.
  6. 6. Só isso?
    Sim, não serão disponibilizadas informações detalhadas, como o que você comprou, onde, quando e quanto pagou.
  7. 7. Se eu for parcelar uma compra em uma loja, ela vai saber se estou devendo para outra loja?
    Não, seus sigilos bancário e financeiro permanecerão restritos, pelo projeto a loja terá acesso apenas à sua pontuação.
  8. 8. E se houver vazamento de informações?
    Nesse caso, os responsáveis pelo vazamento serão responsabilizados criminalmente.
  9. 9. Eu terei como ver a minha pontuação?
    Sim, qualquer um pode consultar a própria pontuação nos gestores de dados de crédito, inclusive pela internet.
  10. 10. Eu sempre paguei as contas em dia e as compras à vista, nunca parcelei nada. Também nunca fiz empréstimos. Então minha pontuação será a máxima?
    Não, pois pelos critérios do Cadastro Positivo, bom pagador é apenas quem paga em dia os financiamentos contraídos e quitados regularmente.
  11. 11. Mas eu nunca financiei nada!
    Consumidores como você, que nunca buscaram nenhuma forma de financiamento e que compram tudo à vista, ficarão numa espécie de limbo, com um cadastro nem positivo nem negativo.
  12. 12. Já que para mim esse cadastro não fará a menor diferença, eu não quero fazer parte dele
    Se o projeto for aprovado, todos farão parte.
  13. 13. Existe alguma forma de sair?
    Sim, você tem esse direito, assim como qualquer cidadão que não achar importante o compartilhamento da pontuação.
  14. 14. Como eu faço?
    Você deve procurar os gestores de dados, como Serasa, SPC, SPC Brasil, bancos etc., e pedir a exclusão do seu nome. Após a solicitação, ele terá prazo de dois dias úteis para a retirada.
  15. 15. Quando começa a valer o Cadastro Positivo?
    Noventa dias após a sanção do presidente Jair Bolsonaro. Por enquanto, ele ainda não assinou o projeto aprovado pelo Senado.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias