Foco

VÍDEO: Papa Francisco evita beijo de fiéis na mão e divide opiniões

Em vídeo, Papa Francisco evita beijo de diversos fiéis no anel papal enquanto recebia os cumprimentos em um santuário da Itália. Assista.

Um vídeo do papa Francisco viralizou na internet nesta terça-feira (26) e dividiu opiniões no mundo inteiro. Em uma série de imagens, o Pontífice evitou o beijo de diversos fiéis no anel papal enquanto recebia os cumprimentos em um santuário de Loreto, no centro-leste da Itália.

A gravação foi feita após uma celebração realizada por Francisco. Ao receber os fiéis, ele retira a mão quando algumas pessoas tentam beijar o anel. O gesto é repetido várias vezes.

Assista ao vídeo:

Publicidad

Veja também:
Caminhoneiros estão divididos sobre nova greve; paralisação pode começar no sábado
Moçambique confirma surto de cólera; 2,7 mil casos estão em investigação

Nas imagens é possível ver que o Papa fica desconfortável com a situação. O anel de ouro, chamado de «anel do pescador», não é o mesmo usado por seus antecessores. A medida provocou discussões entre a comunidade católica conservadora e a progressista.

Alguns sites conservadores classificaram a atitude de Jorge Bergoglio de «perturbadora». No entanto, especialistas no Vaticano chegaram até a recordar que nem mesmo o conservador Bento XVI e João Paulo II gostavam de ter as mãos ou o anel beijados.

Até o momento, o Vaticano não se pronunciou sobre o caso. Desde o início de seu pontificado, o líder argentino aboliu o «beija-mão» do protocolo da Igreja.

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias