Homossexual assumido, o prefeito da pequena cidade de South Bend, em Indiana, Pete Buttigieg, anunciou sua pré-candidatura à Presidência dos Estados Unidos em 2020. As 37 anos de idade, Buttigieg oficializou ontem (14) sua participação nas primárias do Partido Democrata. Ele será o primeiro candidato declaradamente gay a concorrer à Casa Branca em toda a história dos EUA.
LEIA MAIS:
Governo propõe salário mínimo acima dos R$ 1 mil para 2020
Conheça a história da Catedral de Notre-Dame, atingida por incêndio nesta segunda
«Reconheço a audácia de fazer isso sendo um jovem prefeito do Meio-Oeste», disse Buttigieg ao fazer o anúncio a um grupo de apoiadores. «As forças de mudança em nosso país hoje são tectônicas. Forças que ajudam a explicar o que tornou a Presidência atual possível. É por isso que, desta vez, não se trata apenas de ganhar uma eleição, e sim, de ganhar uma era», ressaltou. «É hora de nos afastarmos dos políticos do passado e nos aproximarmos de algo totalmente diferente», exaltou.
O prefeito se formou em História e Literatura na Universidade de Harvard, fala sete idiomas e serviu como reservista da Marinha no Afeganistão. Nascido em South Bend, Buttigieg foi eleito prefeito aos 29 anos de idade e se casou em 2018 com Chasten Glezmen, um professor universitário.
Nos últimos meses, Buttigieg fez frequentes aparições em jornais e programas de entrevistas nos EUA, o que lhe rendeu vários novos seguidores nas redes sociais. Ele usa o slogan de que os EUA precisam «uma nova geração de líderes».
O nome de Buttigieg de fato vêm crescendo nas pesquisas de opinião. Em algumas delas, ele aparece somente atrás de Bernie Sanders, senador por Vermont, e do ex-vice-presidente Joe Biden, que, no entanto, ainda não anunciou sua candidatura.