Crianças que estão internadas no Centro Hospitalar Municipal de Santo André Dr. Newton da Costa Brandão contam com uma ajuda especial no tratamento. Antes usada apenas esporadicamente, e agora de forma mais ostensiva, a pet terapia usa cães para auxiliar na recuperação dos pacientes.
As atividades com os cachorros na pediatria estavam atreladas à conclusão de estágio dos estudantes da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) e aconteciam apenas algumas vezes e com periodicidade irregular. Agora, os cães visitarão as crianças internadas na unidade pediátrica do hospital uma vez por mês.
Veja também:
Decreto que flexibiliza acesso a armas pode ser derrubado nesta terça
ProUni: Primeira chamada de aprovados para bolsas sai nesta terça
De acordo com o projeto social Pet Afeto – parceiro da prefeitura na ação – todos os cachorros são vacinados, passam periodicamente com veterinário e tomam banho sempre antes da visita. Os cães-terapeutas recebem adestramento específico e precisam estar com a saúde em perfeitas condições.
A terapia com animais tem efeito calmante e antidepressivo, além de estimular integração social, elevar a autoestima, melhorar o sistema imunológico e o bem-estar geral do paciente, segundo informou a prefeitura.