Foco

Entenda como funciona o Cadastro Positivo

Cadastro Positivo: Quatro empresas são autorizadas a elaborar escore para bons (e maus) pagadores; quem quiser pode sair dele. Entenda como funciona!

O BC (Banco Central) registrou as primeiras quatro empresas gestoras de banco de dados que viabilizarão o funcionamento do Cadastro Positivo de clientes do sistema financeiro, em vigor desde julho passado. Serasa, Quod Gestora de Inteligência de Crédito, Boa Vista Serviços e CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) serão responsáveis pelas informações de pagamento dos consumidores.

Essa era a última medida que faltava para que os gestores passassem a receber dados das instituições financeiras. Até agora, porém, nenhum dado foi trocado entre as duas partes.

Veja também:
A história e os milagres de Santa Dulce dos Pobres
Discussões públicas entre parlamentares marcam crise no PSL

Publicidad

De posse desses dados e informações, eles estabelecerão uma nota de crédito (escore) para cada consumidor, definida de acordo com o pagamento de suas contas de operações de crédito, como empréstimos bancários, financiamentos imobiliários e cartão de crédito, e de serviços continuados, como pagamento de luz e água.

O bom pagador terá um escore mais alto, e essa pontuação poderá ser considerada pelas instituições financeiras em eventuais concessões de crédito. Veja abaixo detalhes de como funciona o Cadastro Positivo.

Para ajudar a entender o Cadastro Positivo

Como funciona o Cadastro Positivo?
Bancos, lojas, concessionárias de luz e telefone, dentre outras empresas com as quais os consumidores tenham relação financeira, enviarão informações sobre o comportamento financeiro deles – os consumidores – para os gestores de dados.

Que tipo de informação?
Compras feitas, datas, prazos de pagamento, valor das parcelas e pontualidade com que foram pagas, além de dados cadastrais, como CPF, endereço e contatos.

E depois?
Baseados nessas informações, os gestores darão um escore para cada consumidor.

Qual o objetivo disso?
Criar um banco de dados de bons pagadores, que deverão ser beneficiados com juros mais baixos e condições mais favoráveis em operações financeiras.

Quais dados os gestores vão poder divulgar?
A única informação permitida é a nota ou pontuação de cada cliente. Não serão disponibilizadas informações detalhadas, como o que você comprou, onde, quando e quanto pagou.

Se eu for parcelar uma compra, a loja vai saber se devo para outra loja?
Não, seus sigilos bancário e financeiro permanecerão restritos, a loja terá acesso apenas à sua pontuação.

E se houver vazamento de informações?
Nesse caso, os responsáveis pelo vazamento serão responsabilizados criminalmente.

Publicidad

Eu terei como ver a minha pontuação?
Qualquer um pode consultar a própria pontuação nos gestores de dados de crédito ou pela internet.

Eu sempre paguei as contas em dia e as compras à vista, nunca parcelei nada. Também nunca fiz empréstimos. Então minha pontuação será a máxima?
Não, pois pelos critérios do Cadastro Positivo, bom pagador é apenas quem paga em dia os financiamentos contraídos e quitados regularmente.

Mas eu nunca financiei nada!
Consumidores que nunca buscaram nenhuma forma de financiamento e que compram tudo à vista ficarão numa espécie de limbo, com um cadastro nem positivo nem negativo.

Já que para mim esse cadastro não fará a menor diferença, eu não quero fazer parte dele
Todos farão parte automaticamente.

Publicidad

Existe alguma forma de sair?
Sim, você tem esse direito, assim como qualquer cidadão que não achar importante o compartilhamento da pontuação.

Como eu faço?
Você deve procurar os gestores de dados e pedir a exclusão do seu nome. Após a solicitação, eles terão dois dias úteis para a retirada.

Já está valendo?
Os gestores começarão agora a receber os dados e informações de instituições financeiras, comércio, concessionárias de serviços e farão o escore.

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias