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‘Professor infantil não é valorizado’, diz ex-secretária-executiva do MEC

Arquivo pessoal

Mais de 274 mil  professores brasileiros atuam na educação infantil (creche e pré-escola). Mas apenas 932 (0,3%) deles têm mestrado. Doutorado, só 112. Uma boa parte desses docentes que estão em sala de aula, mais de 40 mil, concluiu apenas o ensino médio (o magistério).

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Os dados foram extraídos do Censo Escolar. “O Brasil ainda não entendeu que, sem educação infantil de qualidade, não existe transformação social”, critica Iolene de Lima, ex-secretária- executiva do MEC.

Segundo a consultora educacional, que deixou o governo em março, a formação dos docentes na educação infantil é um dos grandes desafios para a pasta. “É uma qualificação baixa para um professor que lida com uma fase tão fundamental do desenvolvimento”, argumenta.

Iolene aproveita a data desta terça-feira (15), Dia dos Professores, para fazer uma proposta: “Precisamos de um movimento, uma campanha nacional de valorização do professor da educação infantil”.

Prêmio Nobel de Economia de 2000, o americano James Heckman provou que cada dólar investido em creches e pré-escolas gera um retorno de até 13% para a sociedade, maior do que em qualquer outra etapa do ensino formal. O Brasil, no entanto, investe apenas 0,7% do seu PIB (Produto Interno Bruto) em creches e pré-escolas.

“Toda vez que ministro uma formação, peço que os professores da educação infantil se levantem e peço aplausos para eles”, conta Iolene. “Eles ganham menos do que os outros, não recebem formação adequada nem no curso de pedagogia, porque pouco se fala sobre essa etapa, e têm uma responsabilidade imensa com o futuro do país.”

Ela lembra que, ao contrário do que muitos ainda pensam, creches e pré-escolas não são apenas “depósitos de crianças”.

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Pesquisas na neurociência já provaram que a ação na primeira infância (de 0 a 6 anos) é a base para o futuro aprendizado, para o sucesso acadêmico e a produtividade dos indivíduos. “Se a educação infantil é o alicerce, ela deveria ser tão valorizada quando a ponta final, a pós-graduação”, diz a colunista Ivana Moreira, que é curadora do Seminário Educação Infantil 2019.

Promovido pelo Metro Jornal, o evento reunirá  no próximo sábado, em São Paulo, 16 especialistas para discutir a importância de uma educação infantil de qualidade para o Brasil e os papéis da escola e da família nesta etapa do desenvolvimento das crianças.

 

NÚMEROS

 

25% maiores, em média, são os salários, no futuro, de crianças que frequentam creches de qualidade na comparação com as que não tiveram a mesma oportunidade

 

34,7% das crianças de 2 e 3 anos não frequentam creches

 

300 mil crianças de 4 e 5 anos estão fora da pré-escola –41,4% o fazem por opção da família

Estão em creches:

55% das crianças das famílias entre os 25% mais ricos

 

26% das crianças das famílias entre os 25% mais pobres

 

SERVIÇO

Seminário de Educação Infantil.
Sábado, das 8h às 19h.
Informações e inscrições: www.seminarioeducacaoinfantil.com.br

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