O Vaticano anunciou nesta terça-feira (15) o lançamento do «Click To Pray eRosary», um rosário digital que tem como objetivo promover a oração pela «paz no mundo». A iniciativa demonstra, entre outras coisas, como «as tecnologias modernas podem apoiar a oração».
ANÚNCIO
O eRosary é um dispositivo interativo que pode ser usado como pulseira e é ativado fazendo o sinal da cruz. O aplicativo permitirá que o usuário acesse um guia de áudio, imagens exclusivas e conteúdo personalizado sobre a oração do Rosário. A funcionalidade consiste em 10 contas (a tradicional dezena) consecutivas feitas com hematita e ágata preta, além de uma cruz inteligente que memoriza os dados conectados ao aplicativo.
Quando o usuário começa a orar, o rosário inteligente mostra sua progressão à medida que avança nos diferentes mistérios e acompanha todos os rosários rezados.
«Planejamos oferecer uma das melhores tradições espirituais da Igreja com as melhores tecnologias atuais», comentou o jesuíta francês Frederic Fornos, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa.
Segundo o religioso, «em um mundo de indiferença e perante tantas injustiças, pobreza e direitos elementares negados, rezar pela paz no mundo significa reconciliação com os nossos relacionamentos diários, com os mais pobres, com o estranho, com diferentes culturas e tradições espirituais e religiosas, mas também com a nossa terra, as nossas florestas, os nossos rios e oceanos».